Nesse momento nós estamos presenciando o julgamento mais importante da história do STF, o tribunal na forma de seu plenário, decidirá se mantém ou não a elegibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), caso o veredicto seja positivo, os magistrados debaterão a suspeição do ex-juiz Sergio Moro já confirmada pela Segunda Turma do mesmo tribunal.
Nesse momento está falando o ministro Edson Fachin, seu plano é confirmar a elegibilidade no plenário e depois tentar anular a suspeição, a conferir.
O ministro Fachin vota para manter a anulação das condenações de Lula. Esse voto é um tapa na cara do jornalista Merval Pereira que dizia uma mudança de posição por parte do magistrado. Lula 1X0 Golpe.
O ministro Nunes Marques vota contra a decisão de Fachin, Esse voto já era esperado devido a proximidade do ministro com o presidente Jair Bolsonaro. Lula 1X1 Golpe.
O ministro Alexandre de Moraes vota pela anulação das condenações de Lula, seu voto era muito especulado. Lula 2x1 Golpe.
A ministra Rosa Weber vota pela anulação das condenações de Lula, seu voto era um mistério. Lula 3x1 Golpe.
O ministro Dias Toffoli vota pela anulação das condenações de Lula, ele sempre foi visto como parte da ala garantista da corte. Lula 4X1 Golpe.
O ministro Gilmar Mendes vota pela anulação das condenações de Lula, ele é o mais crítico em relação a Lava-Jato. Lula 5X1 Golpe.
O ministro Ricardo Lewandowski vota pela anulação das condenações de Lula, o magistrado é conhecido pelo garantismo penal. Lula 6X1 Golpe.
A vitória de Lula está garantida.
A ministra Carmem Lúcia vota pela anulação das condenações de Lula, a ex-punitivista marca sua redenção. Lula 7X1 Golpe.
O ministro Marco Aurelio Mello vota contra a anulação das condenações de Lula, seu voto já era dado como certo. Lula 7X2 Golpe.
O ministro Barroso vota pela anulação das condenações de Lula, seu voto foi uma surpresa. Lula 8X2 Golpe.
O ministro Fux vota contra a anulação das condenações de Lula, ele faz parte da ala Lava-Jatista da corte. Lula 8X3 Golpe.
A última etapa do julgamento será concluída na Quinta-feira, dia 22/04.
Fim.
Comments