Existe hoje um movimento dos grandes meios de comunicação da mídia, classe política e até de setores no campo progressista de que o tempo de Lula já passou, de que o ex-presidente precisa ser aposentado. Pura bobagem.
Lula é a maior liderança popular da história do Brasil, todas as suas conquistas vivem no imaginário popular brasileiro, no seu tempo a fome não existia, todos podiam comprar seu próprio carro e casa. É um projeto que deu certo, um metalúrgico na presidência, por isso que as elites tanto o abominam!
É evidente que as elites e os poderosos não querem saber de pacto social com Lula, por isso mesmo esse movimento para tira-lo de cena, porque enquanto ele estiver falando com o povo, a casa-grande continuará ameaçada.
Os setores do PT que desejam afastar Lula são os mesmos que operam por uma política de frente ampla, que buscam o pacto com as elites e sabem que só será possível com Lula calado.
O senador petista Jaques Wagner já expressou seu desejo em ter mais protagonismo em uma fala totalmente infeliz: "ficarei refém de Lula?". Faço questão de responder: O PT e a militância não são reféns de Lula e sim seu escudo, estão dispostos a defende-lo não importa o que acontecer.
Os outros setores do campo progressistas que tanto querem aposentar Lula são aqueles que tem consciência do tamanho da participação dele no cenário político ou até em uma eventual candidatura a presidência. Eles temem a força do ex-presidente pois sabem que nunca chegariam no segundo turno com ele e o PT no jogo.
José Genoíno sinalizou recentemente que o PT precisa se arriscar para sobreviver, seguir um caminho de rebeldia e revolta visando se firmar novamente na sociedade brasileira.
Aposentar Lula seria compactuar e se alinhar ais interesses da elite do atraso que toma conta do Brasil, se tornar uma esquerda adestrada e bem comportada.
Todos sabem que Lula é único que pode vencer Bolsonaro com relativa facilidade em 2022, todas as analises de que o ex-presidente está ultrapassado não se sustentam quando se recusam a devolver os direitos políticos a ele, porque sabem que ele ganha. Nunca um morto incomodou tanto quanto o PT.
Quantas vezes a grande mídia já decretou a morte do PT e o fim de Lula? Muitas, em 1982 quando ele perdeu a eleição para governador de São Paulo, em 1989 quando perdeu para Collor, em 1994 e 1998 quando perdeu para FHC. Todas as afirmações se mostraram equivocadas quando Lula foi eleito presidente em 2002 com votação avassaladora.
Também foi decretado seu fim em 2005 na crise do mensalão, um ano depois ele se reelegeu com facilidade. Em 2013 muitas projetaram a derrota de Dilma, ela se reelegeu em 2014. Em 2016 o PT era visto como cachorro morto, dois anos depois a sigla fez a maior bancada da câmara e levou seu candidato Haddad ao segundo turno, perdeu porque Lula estava preso injustamente em Curitiba enquanto todas as pesquisas o mostravam vencedor com chances no primeiro turno.
Como disse Fernando Haddad em sua coluna na Folha de São Paulo: O PT e Lula são eventos indissociáveis, impossíveis de se apagar ou estancar. Nunca sumirão da história brasileira.
Como eu disse antes: Lula é um projeto que deu certo, uma ideia, e ideias não podem ser aposentadas pois já deixaram o plano físico e hoje vivem no emocional.
Lula e o PT representam a emancipação social dos que nunca tiveram nada, de um país mais justo e menos desigual, e isso nunca será esquecido.
Por todos esses motivos, é impossível aposentar o ex-presidente. As elites que se contentem com Doria ou Luciano Huck, porque de Lula nós não abrimos mão.
Comments