top of page
Buscar
enricommattos

Ciro Gomes


Quando os resultados do segundo turno da eleição presidencial de 2018 foram anunciados, muitos tinham certeza que o terceiro colocado Ciro Gomes iria apoiar e fazer campanha pelo petista Fernando Haddad, isso não aconteceu. Ciro fugiu (só consigo imaginar essa palavra) para Paris, no fim, venceu Bolsonaro e hoje o Brasil vive um pesadelo e catástrofe que poderia ter sido facilmente evitada.


Antes de relembrar as recentes falas de Ciro Gomes, devo fazer um breve resumo de sua carreira política: Formado em direito, se elegeu deputado estadual pelo PDS, o partido do regime militar, mas logo depois ingressou no PMDB. Como deputado estadual, teve papel de destaque, chegando a ser nomeado o líder governista, em 1986 se reelegeu e manteve o mesmo protagonismo. Em 1988 foi eleito prefeito da capital Fortaleza, em sua administração colocou em funcionamento os serviços de educação, limpeza e saúde, basicamente reconstruiu a cidade, foi o mais bem avaliado prefeito do país, com 77% de aprovação. Já em 1990, se filiou ao recém criado PSDB e saiu candidato ao governo do Ceará, eleito com 56% em primeiro turno, com vitória em todas as urnas de Fortaleza, um importante marco do governo de Ciro foi a reestruturação das Secretarias de Governo, colocadas nas mãos de jovens técnicos em substituição aos políticos. Ciro se tornou o mais popular governador do Brasil.

Gomes também foi Ministro da fazenda no fim do governo Itamar Franco, sendo substituído por Pedro Malan quando Fernando Henrique Cardoso assumiu a presidência do Brasil.

Em 1996, Ciro se juntou ao PPS, um novo partido. Se tornou o candidato da sigla a presidente na eleição de 1998, terminou em terceiro lugar com 10% dos votos, Fernando Henrique foi reeleito no primeiro turno. Na eleição de 2002, também se candidatou pelo PPS, mas foi devorado pela campanha de José Serra (PSDB) após falas grosseiras de Ciro, terminou em quarto lugar, no segundo turno, Lula derrotou Serra.

Ciro foi nomeado ministro da integração nacional por Lula, foi o principal responsável pela transposição do Rio São Francisco, renunciou em 2006 para concorrer a deputado federal pelo PSB.

Foi eleito deputado com a segunda maior votação do país, teve pouco protagonismo no cargo.

Em 2013 se filiou ao PROS e em 2015 ao PDT, foi contra o golpe parlamentar de 2016 e candidato a presidente em 2018.


Após esse resumo, percebemos que Ciro é extremamente preparado, mas após 2019 ele tem dado afirmações questionáveis, considerou Lula um encantador de serpentes, criminoso e mentiroso, acusou Haddad de despreparado e a presidenta do PT Gleisi Hoffmann de analfabeta política, disse que a figura do PT é tão ruim como a de Bolsonaro, se alinhou a desafetos como Marina Silva e FHC.

Me entristece bastante uma figura respeitada como Ciro se rebaixar tanto assim, nós do PT de fato erramos com ele no passado, mas esses ressentimentos não justificarão nunca os muros que Ciro está criando, ele está impedindo a formação de uma frente de esquerda progressista contra Bolsonaro, ele está desunindo a oposição.


Porém, não podemos perder as esperanças, Ciro tem um capital considerável, uma reconciliação pode acontecer, mas para isso ele deve se desculpar com as figuras do PT e com Lula, admitir os erros e apresentar e debater seus projetos conosco, após isso vida que segue. Porém se Ciro continuar com as portas fechadas, estará cometendo seu maior erro e a história será implacável com ele.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page