top of page
Buscar
enricommattos

A vitória de Arce e a esquerda na América Latina


Luís Arce é o novo presidente eleito da Bolívia, após quase um ano de ilegalidades iniciadas após o golpe de 10 de Novembro de 2019 quando o legitimo presidente Evo Morales, a esperança volta a Bolívia e isso pode ser um sinal para a América Latina.


Evo Morales foi de longe o melhor presidente da história da Bolívia, em seu governo a pobreza caiu drasticamente e ocorreu um milagre econômico que teve como principal responsável Luís Arce então ministro da economia.

Não podemos negar que Evo errou ao se candidatar a um quarto mandato, deveria ter iniciado um processo de renovação, mas todas as ações deles foram constitucionais. Avaliação do New York Times provou que a suposta fraude usada pelos golpistas para depor Evo, foi uma mentira e nunca aconteceu.

O bilionário Elon Musk quando indagado sobre a participação dos EUA na deposição de Evo escreveu no Twitter: "Nós vamos dar golpes em quem quisermos".

Com a vitória de Arce a Bolívia pode esperar a democracia, a vontade popular e o respeito constitucional, também é esperado que Evo Morales retorne após o exilio criminoso ao qual foi submetido.

A eleição simboliza também a gratidão popular ao MAS (Movimento ao Socialismo) e principalmente um sinal a América Latina.



A eleição na Bolívia é mais um capítulos do desgaste precoce da direita Latino-americana.

Antes da onda reacionária, os países estavam prosperando com Lula e Dilma no Brasil de 2003 até 2016, Tabaré e Mujica no Uruguai de 2005 até 2020, Hugo Chavez na Venezuela de 1999 até 2013, Fernado Lugo no Paraguai de 2008 até 2012, Nestor e Cristina Kirchner na Argentina de 2003 até 2015, Ricardo Lagos e Bachelet no Chile de 2002 até 2010 e de 2014 até 2018, Rafael Correa no Equador, Alan Garcia no Perú de 2006 até 2011 e Evo Morales na Bolívia de 2006 até 2019.

Nessa época existia dialogo entre nós, não éramos submissos ao império e nem ditadores. As elites não aguentaram isso e então veio a onda de golpes e eleições questionáveis.

Porém a população sabe quais são seus direitos e conhecem sua história, já começa a volta da democracia no continente. Alberto Fernandez derrotou o neoliberal Macri na Argentina, Maduro derrotou o golpista Guiado na Venezuela, Arce vence na Bolívia.

Com isso ainda temos a direita sem nenhuma chance de continua no Chile, protestos na Colômbia e a provável volta do grupo político de Rafael Corre no Equador. Um quadro bastante otimista.

Infelizmente a Frente Ampla perdeu no Uruguai, Peru e Paraguai estão tomados.

Com isso o Brasil percebe que sua hora está chegando, vai continuar rebaixado ao Bolsonarismo fascista ou vai se levantar e vencer como nossos vizinhos?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page