Se existe um quadro político capaz de despertar amor e ódio no Brasil, esse quadro é José Dirceu. Criminalizado por seus algozes, a esquerda não seria nada sem ele, principalmente o PT.
José Dirceu de Oliveira e Silva, sempre se dedicou a causa política. Inteligente, sagaz e perspicaz, Dirceu foi o principal responsável pela eleição de Lula em 2002 e pela chegada do PT ao poder. No governo se tornou ministro-chefe da casa civil, responsável pela articulação política no congresso nacional, coordenação diária e grande conselheiro do presidente, era claramente o natural candidato do PT a sucessão de Lula em 2010.
O poder de Dirceu estava nas alturas até Junho de 2005, quando o então deputado do PTB Roberto Jefferson em entrevista a Folha de SP, acusou Dirceu de ser o mentor de um esquema de compra de votos no congresso, o famoso Mensalão, o resto é história: Dirceu caiu, foi caçado, julgado e preso. Durante a operação Lava-Jato foi preso mais 3 vezes.
O que mais assusta é que em 24 horas, os grandes veículos de comunicação transformaram Dirceu em um criminoso, repugnante e asqueroso.
A denúncia do Mensalão foi a maior jogada de Marketing político pré-lava jato, é notório que Roberto Jefferson apenas acusou Dirceu, porque esse não o ajudou a escapar de acusações, Jefferson também foi transformado em herói nos jornais, sendo que não passava de um medíocre deputado réu-confesso.
Dirceu foi caçado na câmara por chefiar o Mensalão, enquanto Jefferson foi caçado por não provar o Mensalão, o que apenas nos mostra o quanto incoerente podem ser as instituições.
Por algum motivo, a justiça achou que seria melhor o STF julgar o mensalão, mesmo Dirceu não tendo foro privilegiado.
A Suprema Corte interrompeu 6 meses de sua normal rotina para julgar os acusados do PT, tudo isso em ano eleitoral!
O ministro Cezar Peluso se aposentou, ao invés de aguardar o novo indicado, o tribunal preferiu votar desfalcado, tudo foi apressado para terminar antes da aposentadoria de Ayres Britto, que seria substituído por um indicado da presidenta Dilma do PT.
Durante as sessões, o então presidente do STF Joaquim Barbosa, expulsou e gritou com advogados de Dirceu, enfrentou outros ministros e tomou decisões assustadoras. Barbosa se tornou um herói nacional para boa parte da população.
O ministro Lewandowski, único que denunciou a perseguição jurídica se tornou um mafioso togado perante o conservadorismo.
A ministra Rosa Weber disse: "Embora não existam provas contra Dirceu, vou condena-lo porque a literatura me permite".
No fim Dirceu foi condenado e preso.
Com a operação Lava-jato foi perseguido e preso 3 vezes, até hoje é visto como um sujeito abominável, hoje felizmente está solto.
Porque Dirceu passou por tudo isso? Porque a esquerda não o defendeu, não estendeu o braço quando ele precisava, não usamos as massas para ajuda-lo.
Nós simplesmente o ignoramos como se ele fosse uma vergonha, um pária ou um amuleto-reverso.
Fomos ingratos com Dirceu e covardes com seus algozes.
Mas agora é bola para a frente, Dirceu precisa ter suas opiniões consideradas, deve ser convidado para reuniões, lives e congressos partidários, o PT deve chama-lo para comícios, Lula precisa falar com ele frequentemente.
Dirceu é parte da história do Brasil, não pode ser omitido.
Dirceu está aí, odiado por muitos, porém amado e admirado por outros.
Ele nunca considerou fazer uma delação como o grande traidor Palocci, nunca foi controlado por magoas.
É inteligente, conhece o Brasil, a elite do atraso e a política como poucos.
É emocionante imaginar o Brasil sem a farsa do Mensalão, Dirceu eleito em 2010, um grande programa de socialismo democrático sendo implantado, políticas de distribuição de renda, taxação de grandes fortunas e também uma grande revolução social, sem medo de ousar, Tabus sendo derrubados, a politização do povo Brasileiro, o fim dos preconceitos e a queda dessa elite maldita que apenas nos leva ao atraso.
Esse Brasil de Dirceu infelizmente se tornou impossível, mas outro programa pode ser construído: Em 2022 o país estará em sua encruzilhada, o PT tentará e levara consigo uma boa parte da população, para se redimir teremos que marchar com nosso grande comandante José Dirceu.
Commentaires